VESTIBULAR MEDICINA 2014/1

Clique na Imagem para acessar maiores informações 



Horário de Funcionamento da Direção Acadêmico-Pedagógica do Curso de Medicina

Diretor do curso: 
Professor Dr. Marcelo Cardoso de Assis

Horário de funcionamento: 

Segunda à Sexta
07h30 às 12h30 e de 14h às 17h



Assistente Administrativa: Ana Paula Cruz

Telefone: 34 3249-3900 - Ramal 970


Horário de Funcionamento do NDE

Núcleo Docente Estruturante (NDE):

Presidente:

Professor Dr. Henrique Pierotti Arantes

Coordenadora:
Professora Ms. Ivana Cardoso

Horário de funcionamento: 7h às 11h e 13h às 17h.

Auxiliar Administrativo: Teresa Cristina

Telefone: (34) 3249-3900 – Ramal 972

Horário de Funcionamento da Coordenação do Internato

Coordenadora do Internato: 
Professora Marislene Pulsena da Cunha Nunes



Horário de funcionamento: 


-Segunda à sexta-feira
das 07h30 às 12h30

das 13h às 18h

Assistentes e Auxiliares Administrativos:
Letícia Siqueira, Joana D'arc de O. Alves e Elisa Cristina Vieira

Horário de atendimento da Coordenadora Geral do Internato de segunda a quinta-feira, das 10:00 às 12:00*.


Telefone direto: (34) 3249-3940 
(34) 3249-3900 – Ramal 940 ou 926

Blog do Internato: http://internato.imepac.edu.br/


* Favor realizar agendamento prévio na recepção da Coordenação.

Horário de Funcionamento da Coordenação do Curso

Coordenadora do Curso: 
Professora Drª Magda Regina Silva Moura

Coordenador Adjunto do Curso:
Professor Esp. Matheus Rocha Mendonça

Coordenador do Ciclo I:
Professor Dr. Leonardo Gomes Peixoto

Coordenador do Ciclo II:
Professor Esp. Marcelo Gobbo Júnior

Coordenador do Ciclo III:
Professor Esp. Matheus Rocha Mendonça

E-mail: medicina@imepac.edu.br

Horário de funcionamento:

de segunda à sexta das 7h às 17h30



Supervisora: Cristiane A. Sakayemura

Colaboradores da Coordenação, NDE e NAV
:

Carolina V. Messias

Flávia B. de Paula

Gabriella M. Silva

Jaqueline Angélica Santiago

Maria Júlia C. Pereira

Pedro B. Leite

Telefone direto: (34) 3249-3942 

Telefone geral: (34) 3249-3900 – Ramal 942

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIPAC ARAGUARI REALIZAM TARDE DE LAZER NA APAE

Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Liga de Humanização Plantão da Palhaçada (LAHPP), constituída por alunos do curso de Medicina realizou no dia 29 de agosto o projeto intitulado “Bagunçando na APAE: uma tarde de lazer e saúde”. Este projeto, que contou com a orientação da Profª. Rosana de Cássia Oliveira, realizou diversas atividades de promoção da saúde, com foco naquelas que promoção de habilidades sócio-educativas. Participaram da atividade 80 crianças do período vespertino com idades entre 4 e 9 anos.

De início, as crianças brincaram com o Plantão da Palhaçada, equipe composta pelos alunos do curso de medicina, acompanharam os jogos de improviso e as brincadeiras musicais. Foi encenado um teatro de fantoches com a história de “João e Maria”, em meio a muita pipoca e diversão. Em seguida, diversas brincadeiras (corrida de saco, boliche de garrafas pets, pintura facial, pega-maçã-com-a-boca, piscina de bolinhas, entre outras) deixaram a criançada animada e os idealizadores do projeto, satisfeitos pela alegria mútua proporcionada. Segundo uma das idealizadoras do projeto, Marcelly Francisco da Cruz do 4° período de Medicina, “esse momento foi mágico, pois percebemos o quanto todos nós podemos atuar na promoção da saúde, não precisando necessariamente de uma unidade de saúde”, ressalta.

Ao final, a diretora da APAE, Sra. Lucimar Paulina de Aguiar agradeceu a atenção que foi destinada às crianças e se prontificou para receber novas atuações da LAHPP. Em seguida, as crianças homenagearam os acadêmicos de Medicina com a música “Campeão” da cantora gospel Jamily e, após, despediram dos alunos da UNIPAC com calorosos abraços. Assim, concluiu-se a primeira das muitas ações para a comunidade a serem realizadas pela LAHPP, que usa a palhaçoterapia para gerar qualidade de vida e saúde.

A Instituição parabeniza a todos os futuros médicos participantes que se disponibilizaram a doar-se um pouco mais! Por uma tarde vocês fizeram a diferença! Façamos mais!


























Normatização para Dispensa de Unidades Curriculares - UEIs

À Comunidade Acadêmica


Prezados (as) Senhores (as),


Informamos que a Normatização para Dispensa de Unidades 

Curriculares - UEIs será aplicada apenas a partir do 1º semestre de 

2014.


Atenciosamente,


Coordenação do Curso de Medicina
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari

CURSO DE ACLS - Advanced Cardiovascular Life Support


CURSO DE ACLS

Público Alvo
Médicos, Acadêmicos do 6º ano e Enfermeiros

Objetivos do Curso
Capacitação básica e avançada para o atendimento às urgência e emergências cardiovasculares

Local 
Santa Casa de Misericórdia de Araguari

Data
 05 e 06 de Outubro

Carga horária 
16 horas

Investimento 
R$ 1.650,00

Inscrição

Maiores informações  
www.cardioatual.com
cardio@cardioatual.com
(31) 9191-7080
(31) 9883-2573


VESTIBULAR 2014/1



Estudantes de Medicina da UNIPAC Araguari recebem certificado de Melhor Trabalho no 43º ECEM



As alunas Mariana Moreira Soares de Sá, Monalise Rodrigues Siracava, Michelly de Almeida Aragão, Pamella Wander e a professora Líbera Helena Ribeiro Fagundes Souza foram premiadas no 43º Encontro Científico de Estudantes de Medicina (ECEM), que ocorreu entre os dias 21 e 28 de julho, em Belém do Pará. O trabalho “Relato de Experiência: Realização de sala de espera na UBS Santa Helena, do município de Araguari-MG para a prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama” foi apresentado pela aluna Mariana Moreira Soares de Sá e recebeu a premiação de Melhor Trabalho, ficando em primeiro lugar na modalidade Apresentação Oral do eixo de trabalho Saúde Coletiva. 

De acordo com a estudante Mariana Moreira, o encontro englobou diversos temas da área da saúde e também de política em geral, incluindo a discussão de medidas avaliadas pelo governo, contexto social, saúde no Brasil vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e outros. Os trabalhos apresentados no evento foram relacionados principalmente à atenção primária no formato de debates, reuniões, painéis, oficinas e conferências. As apresentações orais ocorreram durante a manhã do dia 24. “Os trabalhos eram avaliados pelos doutorandos da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O meu grupo conseguiu apresentar dois pôsteres e uma apresentação oral que recebeu o prêmio de primeiro lugar. Nosso projeto é um trabalho de extensão desenvolvido na Faculdade nos 5º e 6º períodos, orientado pela professora Líbera. É um trabalho criativo com o intuito de proporcionar melhor qualidade de atendimentopara os pacientes e otimizar as consultas, que não seriam apenas dentro do consultório. O paciente, enquanto aguarda ser atendido, teria a oportunidade de conhecer e receber informações que às vezes ele não teria durante a consulta. Em nosso projeto explicamos a dinâmica do câncer de mama e de colo de útero. Acredito que ganhamos o primeiro lugar pela iniciativa e criatividade. Inclusive, eles afirmaram que querem adotar o projeto nas Unidades Básicas de Saúde”, explica.

Além do trabalho na modalidade oral, as estudantes Mariana Moreira Soares de Sá, Lara Valim, Monalise Rodrigues Siracava e Michelly de Almeida Aragão, expuseram dois trabalhos na modalidade pôster orientados pela professora Líbera. No eixo de Educação em Saúde, o trabalho“Avaliação da adesão à dieta e ao exercício físico para pacientes diabéticos atendidos na Unidade Básica de Saúde do bairro Paraíso no município de Araguari-MG”. No eixo de Ginecologia e Obstetrícia, o trabalho“Pesquisa Científica: Relação da infecção por Gardnerela e lesões precursoras do câncer de colo de útero em mulheres entre 40 e 60 anos no município de Araguari”. “Estamos desenvolvendo novos trabalhos. Temos um projeto sobre drogaspsicoativas, com a Profa. Líbera e outro sobre diabetes e hipertensão com o Prof. Samuel. Temos também um trabalho com a Profa. Fabrícia sobre Insulinoterapia e queremos iniciar um trabalho de humanização com a professora Efigênia”, ressalta.

A estudante enfatizou que a UNIPAC Araguari oferece uma base de ensino de qualidade que permitiu uma boa classificação no congresso. “A maior porcentagem de trabalhos era de universidades federais de todo o Brasil e a UNIPAC Araguari, do interior de Minas, conseguiu o primeiro lugar. Foi muito gratificante entender como a nossa Faculdade é boa. Estamos numa Instituição que está em crescimento, mas as portas estão abertas para os alunos verem que temos a capacidade de estar em qualquer congresso, seja regional, estadual ou até mesmo nacional e ter boas colocações. Nossa faculdade é muito boa. Só precisamos agarrar as oportunidades e crescer com isso”, conclui.

PORTARIA 040/13 e 041/13

Acesse abaixo as Portarias da Direção 
Acadêmico-Pedagógica do Curso de Medicina


Alunos do curso de Medicina da UNIPAC Araguari promovem mini curso sobre Acidentes com Animais Peçonhentos

Os alunos do 8º período do curso de Medicina, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, promoveram, no dia 29 de agosto, um minicurso sobre acidentes com animais peçonhentos. A temática foi abordada pelo coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Alex Rodrigues Miranda.

De acordo com o palestrante, o curso foi bastante proveitoso, principalmente devido à relevância do tema na região. “É uma temática extremamente pertinente para a realidade nacional. Os acidentes com animais peçonhentos ganharam relevância em todo o Brasil. Os escorpiões e aranhas estão cada vez mais domiciliarizados, aprendendo a conviver com o ser humano. Em nosso estado nós temos problemas principalmente com acidentes causados por aranhas e escorpiões, tanto na nossa região, quanto na capital e outras grandes cidades brasileiras”, ressalta.

Miranda afirma que os acidentes com animais peçonhentos são doenças negligenciadas. “Nós avançamos no combate a várias doenças. Temos tecnologias mais modernas e eficazes, porém, em relação ao tratamento dos acidentes com animais peçonhentos, usamos uma técnica muito parecida com a de 20 anos atrás. Como é um tema que, até recentemente, atingia uma parcela da população sem interesse econômico, as grandes corporações farmacêuticas e complexos tecnológicos de saúde não tinham interesse nesse investimento. É muito importante sensibilizar os alunos durante a graduação, porque das pesquisas desenvolvidas nas faculdades podem surgir novas tecnologias e intervenções que venham a beneficiar os usuários do sistema”, destaca.

Segundo Andressa Borges de Faria, estudante do curso de Medicina, o minicurso foi promovido para sanar dúvidas em relação ao tema. “Nós ainda não tínhamos muito conhecimento a respeito do assunto e no Pronto-Socorro aparecem diversos casos de acidentes com animais peçonhentos”, explica. Durante o encontro foram discutidos os tipos de animais peçonhentos da região, envenenamentos e terapêutica. “O palestrante comentou sobre sua experiência na área, pois já trabalhou em Rondônia, onde ocorrem muitos acidentes ofídicos. Ele apresentou os tipos de cobra, fez a classificação, abordou o tipo de tratamento para cada um, enfatizando leve, moderado e grave”, comenta Andressa.

Ainda no minicurso foi discutida a terapêutica, desde o diagnóstico, quadro do paciente, medicamentos e o tipo de soro utilizado em cada um. “Acredito que os alunos gostaram bastante, pois todos permaneceram do início ao fim do evento. Estamos pensando em promover mais cursos na área de urgência, como em fármacos da psiquiatria, que é uma temática que ainda gostaríamos de discutir durante o curso”, conclui a estudante.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza os estudantes do 8º período do curso de Medicina pela iniciativa.