PROCEDIMENTO NORMATIVO PARA DISPENSA CURRICULAR DE UNIDADES DE ENSINO INTEGRADAS

Liga Acadêmica de Medicina Plantão da Palhaçada



Os integrantes da Liga Acadêmica de Medicina Plantão da Palhaçada tiveram sua primeira capacitação da libertação do seu clow interior com a ONG Pro-humanos de Uberlândia. O palhaço Zilao foi o responsável por ensinar os alunos.  Foram 3 dias de curso:

1 dia -- palestra sobre o projeto Humanizaçao: sua criação, seus objetivos, seus embasamentos e sua aplicaçao na área da saúde;

2 dia -- dinâmicas para despertar o palhaço: brincadeiras, raciocínio rápido, observação do espaço, trabalho  em duplas, saber jogar com objetos, olhar e alegria interior;


3 dia -- dinâmicas com duplas, saber hora certa de ouvir, falar sobre si próprio, usar imaginação. Contextualização no espaço da Faculdade.
















I Simpósio da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Liga Acadêmica de Clínica Médica e Saúde Coletiva


Foi realizado no dia 15 de junho de 2013 o I Simpósio da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Liga Acadêmica de Clínica Médica e Saúde Coletiva. Evento que visa o aprendizado dos discentes, a partir de palestras ministradas com ênfase na endocrinologia e assuntos que abordam de forma critica o nosso sistema de saúde para acadêmicos.

Cronograma:


Dr. Samana Barbosa Vieira- Palestra Diabetes Mellitus
Dr. Claudia Cristina Vilela Teles Costa -  Palestra Obesidade
Dr.Fabricia Torres - palestra Alterações Subclinicas da Tireóide
Dr. Marislene Pulsena da C. Nunes_ abordagem Geral de Atenção Primária
Dr. Leonardo Severino - Palestra infarto Agudo de Miocardio: diagnóstico e terapêutica.













Curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari promove Simpósio Satélite

O curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realizou, nos dias 12 e 13 de junho, o primeiro Simpósio Satélite, com o tema “Uso Racional de Antimicrobianos na Prática Clínica”. Estiveram presentes docentes, discentes, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área.

As palestras foram ministradas pela Dra. Lucieni Oliveira Conterno, Mestre e Doutora em Infectologia pela UNIFESP e Coordenadora da disciplina de Infectologia e Epidemiologia Clínica da Faculdade Estadual de Medicina de Marília, em São Paulo. De acordo com a profissional, a temática é de grande importância. “As pessoas escutam notícias sobre bactérias resistentes e hospitais que estão tendo que fechar as Unidades de Tratamento Intensivo e uma das principais razões disso ocorrer é o uso inadequado de antibióticos”, explica.
Durante o primeiro dia, foram discutidos os conceitos gerais sobre as bactérias e antibióticos beta-lactamicos, glicopeptideos, antibióticos aminoglicosídeos, quinolonas, macrolídeos e antibióticos anti-anaeróbios. No segundo dia, a professora abordou as síndromes clínicas como infecções respiratórias, urinárias, tegumentares e avaliação da gravidade das infecções. “Existe um diferencial entre as universidades que promovem um evento como esse e que demonstram uma preocupação com a formação dos alunos e atualização de seus profissionais”, ressalta a infectologista.
A coordenadora do simpósio, professora Daniela H. S. Lopes Debs, afirma que a ideia do curso de antimicrobianos nasceu da solicitação dos alunos. “Quando eles ingressam na prática clínica começam a perceber a necessidade de estudar e discutir questões como diferentes indicações, contraindicações, efeitos adversos, sendo assim, trouxemos a professora Lucieni, que é extremamente capacitada para discutir a temática”. A coordenadora afirma que o evento teve grande repercussão entre os profissionais da área de saúde. “Nós tivemos colegas da cidade de Uberlândia e até de Uberaba participando do evento. Esse simpósio teve um impacto importante não só para nossos alunos, mas também para toda a cidade”. A professora conclui agradecendo o apoio da Direção Geral, sem o qual não teria sido possível a realização do evento.